Compreendendo minha função

Diante do diagnóstico do câncer, algumas mudanças e adaptações deverão ser feitas por todos os membros da família. É muito importante que você compreenda a sua função neste momento.

Existem dois tipos de Cuidador: O formal e o informal

O Cuidador Formal é aquele que possui habilidades técnicas especificas na área da saúde ou nos serviços sociais. Geralmente recebem pagamento pelos seus serviços. Alguns exemplos: enfermeiro, auxiliar de enfermagem, psicólogo, etc.

O Cuidador Informal é aquele que provê cuidados e assistência para o paciente em seu cotidiano. Na maioria das vezes essa função é desempenhada em um contexto familiar ou de amizade próxima, sem remuneração.

Quando devo procurar ajuda de um cuidador formal?

Quando você, cuidador informal, sentir-se cansado e sem condições físicas e emocionais para oferecer esse auxilio. Portanto, preste atenção às suas próprias necessidades. Estabeleça limites para o que você pode fazer e, principalmente, peça ajuda antes que se sinta esgotado. Lembre-se que o cuidador formal poderá lhe ajudar muito nesse momento.

Aprender a dividir as tarefas é fundamental neste momento. Delegue tarefas e pergunte quem pode fazer o quê. Situações simples como fazer o supermercado, pagar uma conta no banco ou pegar um filho na escola podem ajudar muito. É fundamental que você saiba que não precisa dar conta de tudo sozinho (a)!

__________________________________________________________________________________________________________________________

Tire aqui as suas dúvidas