Cientistas descobrem proteína que pode prevenir ou limitar propagação do câncer

06/05/2011 17:58

 

 

Cientistas descobrem proteína que pode prevenir ou limitar propagação do câncer

Proteína inibe disseminação de células cancerosas através da remoção e da quebra de uma enzima invasiva na superfície das células

Cientistas da Queen's University, nos Estados Unidos, descobriram que uma proteína é capaz de travar a propagação das células de câncer de mama, o que pode levar os desenvolvimento de terapia para prevenir ou limitar a propagação da doença.

 

"Os pesquisadores do câncer desejam criar novas estratégias terapêuticas nas quais a metástase ou o estágio de propagação do câncer pode ser bloqueada", explica Andrew Craig, pesquisador chefe e professor no Queen? s Department of Biochemistry and Cancer Research Institute. "Os pacientes tem uma chance muito melhor de sobreviver se o tumor primário for o único tumor que precisa ser tratado."

 

A proteína reguladora identificada inibe a disseminação de células cancerosas através da remoção e da quebra de uma enzima invasiva na superfície destas células. Se permanecer não checada, essa enzima degrada e modifica tecidos circunvizinhos, facilitando a propagação do câncer pelo corpo.

 

Dr. Craig espera que as constatações de sua equipe possam ajudar a desenvolver terapias mais específicas, que têm uma função inibitória específica sobre a enzima que está implicada em certos tipos de câncer metastático.

 

As terapias tradicionais que têm sido utilizadas para contrapor-se à natureza invasiva desta enzima específica também destroem outras enzimas, que são importantes para a função fisiológica normal do corpo.

 

Os pesquisadores examinaram uma rede de proteínas que são responsáveis ??pelo controle da forma das células cancerosas. Eles se concentraram especificamente nas saliências da célula que se projetam em tecidos vizinhos, permitindo que a célula cancerosa degrade as barreiras de tecido circundante.

 

As células normais também produzem saliências semelhantes, como parte de um processo fisiológico saudável que permite que as células se movam através dos tecidos do corpo durante uma resposta imune.

 

Durante a propagação do câncer, estes mecanismos normalmente saudáveis ??são cooptados por células cancerosas, permitindo que o câncer rompa fronteiras e colonize tecidos distantes. Este processo de disseminação do câncer é conhecido como metástase e é frequentemente a causa de mortes relacionadas ao câncer.

 

Esta pesquisa, que foi financiada pelo Canadian Breast Cancer Foundation, é destaque na capa da edição de maio da Journal of Cell Science, uma das mais prestigiadas revistas internacionais de biologia celular.