Familiar: orientações para o seu dia-a-dia

13/03/2011 08:13

Mantenha-se informado sempre

A informação é uma ferramenta importante neste momento. Sempre que possível leia e aprenda algo sobre a doença e também como é tratada. Inteire-se das novidades relacionadas ao câncer, novos tratamentos e terapias de suporte. Dê preferência para as que focam na qualidade de vida do paciente com câncer.

 

Cuide de sua saúde

É muito comum os cuidadores descuidarem da sua própria saúde enquanto providenciam o melhor cuidado possível para a pessoa amada. Maus hábitos alimentares, insônia, estresse, depressão são problemas freqüentemente encontrados entre os cuidadores.

Neste momento, é importante que você tenha consciência de que negligenciar a sua saúde não é nada bom. Por isso, algumas mudanças podem ser fundamentais para lhe ajudar a manter o equilíbrio físico e emocional, como por exemplo:
- Mantenha bons hábitos alimentares - pelo menos 3 refeições balanceadas por dia.
- Durma de 6 a 8 horas contínuas por noite.
- Pratique exercícios físicos - pelo menos 3 vezes por semana.
- Descanse quando for possível

Cuide dos seus sentimentos

Ver alguém que você ama doente é muito difícil. Saiba que você pode enfrentar momentos de altos e baixos, de desânimo, incerteza e dúvidas. Por conta disso, sugerimos que você também tenha um espaço para falar sobre o que está sentindo.

Que tal procurar um amigo ou uma pessoa de confiança que seja capaz de ouvi-lo? Se isso não for suficiente, procure a ajuda de um profissional, o psicólogo. Ele lhe proporcionará um espaço neutro de escuta e acolhimento.

 

Previna o estresse físico e/ou emocional

-Observe sinais de ansiedade, depressão, raiva ou estresse;

-Faça exercícios físicos e alimente-se bem;

-Na dúvida, procure ajuda de um profissional;

-Converse com amigos bem próximos e/ou familiares sobre seus sentimentos.

 

Tire um tempo só para você

Mesmo que seja somente algumas horas. Marque um café com um amigo, vá cortar o cabelo, fazer as unhas, uma massagem ou vá ao cinema. Saiba que tirar esse tempo para você é importante, pois lhe dará mais ânimo e capacidade de continuar cuidando da pessoa que você ama.

Lembre-se de que todo cuidado que você dispensar a você será também um cuidado que você está tendo com todos a quem você ama.