Fatores de Risco

 

Ainda não se sabe exatamente o que causa o câncer de bexiga, mas há fatores de risco para o câncer de bexiga:

Idade: Quanto mais velho, maior a chance de desenvolver o câncer de bexiga. Este tumor raramente ocorre antes dos 40 anos.

Fumo: é o principal fator de risco para o câncer de bexiga. Fumantes têm 2 a 3 vezes mais chances de desenvolverem um tumor de bexiga do que não fumantes. Inclui os que usam cachimbo e charutos.

Tipo de trabalho: Alguns tipos de atividades profissionais também parecem aumentar o risco de câncer devido à presença de produtos carcinógenos no local de trabalho. Trabalhadores de indústrias de borracha, produtos químicos, produtos de couro, metalúrgicos, maquinistas, pintores, trabalhadores da área têxtil, caminhoneiros e cabeleireiros pertencem ao grupo de risco.

Infecções: Infecções por parasitas aumentam o risco de tumor de bexiga. Estes parasitas são comuns em áreas tropicais.

Antecedente familiar: Pessoas que tenham membros da família com tumor de bexiga têm mais riscos de ter a doença. Os pesquisadores estão estudando alterações em certos genes que podem aumentar o risco de câncer de bexiga.

Antecedente pessoal de tumor de bexiga: quem já teve tumor de bexiga tem um risco de apresentar a doença novamente.

Sangue na urina, dor ao urinar, urgência ou necessidade freqüente para urinar são sintomas de câncer de bexiga.

Estes sintomas não são sinais de certeza para câncer de bexiga. Infecções, tumores benignos, litíase renal podem causar estes sintomas. Pessoas que tenham qualquer um destes sintomas devem procurar um médico para avaliação e diagnóstico.

____________________________________________________________________________________________

SAIBA MAIS: