Ficando Atento aos Sintomas do Câncer Colorretal

Mudanças nos hábitos intestinais, anemia e sangue nas fezes Sintomas muitas vezes negligenciados, , podem ser sinais do terceiro tipo de câncer mais comum no mundo: câncer de intestino ou colorretal.

O câncer do intestino, também denominado câncer de cólon e de reto ou colorretal, é uma doença que atinge frequentemente homens e mulheres no mundo. Segundo dados publicados o ano passado pela revista “Cancer Epidemiology Biomarkers and Prevention”, em duas décadas, a incidência de câncer colorretal cresceu consideravelmente, devido a inúmeros fatores, entre eles: a chamada ocidentalização dos costumes, em especial pelo aumento do consumo de carnes vermelhas e o pouco consumo de fibras, que regulam o funcionamento do intestino.

No Brasil, o câncer de intestino é o terceiro que mais mata, depois dos de estômago e pulmão. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), para 2010 são estimados 13.310 casos em homens e de 14.800 em mulheres. Estes valores correspondem a um risco de 14 casos novos a cada 100 mil homens e 15 para cada 100 mil mulheres.

Qualquer adulto, em qualquer idade pode vir a desenvolver o câncer colorretal. Entretanto, a idade mais comum para o surgimento desse tipo de câncer é a partir dos 50 anos. Pessoas com histórico familiar de câncer colorretal em parentes de primeiro grau (pai, mãe, irmão) com menos de 60 anos ou em 2 parentes (ou mais) de primeiro grau, pólipos adenomatosos no intestino e reto, doenças inflamatórias intestinais (doença de Crohn ou colite ulcerativa) são mais propensas a desenvolver esse tipo de câncer.

Por isso, os exames de rotina são tão importantes. De acordo com especialistas da área, homens e mulheres devem realizar o exame de sangue oculto das fezes e a colonoscopia, anualmente a partir dos 50 anos de idade.

É importante dizer que, na maioria dos casos, em fase inicial, esse tipo de câncer não apresenta sinais e sintomas. Por isso, é muito importante ficar atento a qualquer mudança, sinal ou sintoma diferente. Entre os sintomas mais comuns estão:

• Diarréia ou constipação (intestino preso).
• Sensação de que o intestino não é completamente esvaziado.
• Presença de sangue vivo ou escuro nas fezes.
• Dor abdominal tipo cólica, sensação de inchaço abdominal.
• Perda de peso sem um motivo específico.
• Cansaço e fadiga constante.
• Náuseas e vômitos.

É importante destacar que alguns desses sintomas descritos acima podem apresentar-se em razão a outras doenças, não sendo sintomas exclusivos do câncer de intestino. Frente a qualquer mudança em seu organismo, o médico deverá ser consultado para um diagnóstico preciso, iniciando o tratamento o mais rápido possível.

_____________________________________________________________________________________________________

SAIBA MAIS:

 

•    O Intestino
 
 
 
      Pólipos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
      Colostomia
 
 
 
 
 

      Sexualidade durante o Tratamento do Câncer Colorretal