Conheça a Equipe multiprofissional e como ela pode lhe ajudar nesta fase

 

Pneumologista: é o médico especialista que trata das doenças respiratórias e que possivelmente será o encarregado de diagnosticar o câncer de pulmão uma vez que os sintomas podem aparentar problemas respiratórios.

Oncologista: é o médico especialista que trata das doenças oncológicas e que estará encarregado de definir o tratamento contra o câncer junto com o pneumologista.

Cirurgião torácico: em caso da necessidade de cirurgia tanto o pneumologista como o oncologista encaminham o paciente para consultar um cirurgião que será o encarregado de realizar a operação e encaminhar os tecidos retirados para análise anatomopatológica.

Patologista: é o médico especialista em patologia que será quem fará a análise das amostras de tecido resultado da biópsia ou do tecido tumoral em caso de cirurgia e quem dará o diagnóstico confirmatório ou não da doença ao pneumologista, oncologista e cirurgião torácico.

Fisioterapeuta: é o profissional encarregado de fazer a reabilitação respiratória uma vez que o paciente tenha realizado a cirurgia.

Psico-oncologista: é o profissional psicólogo especialista em pacientes oncológicos encarregado de ajudar o paciente com câncer de pulmão enfrentar a doença oferecendo recursos suficientes para diminuir o estresse causado por situações que possam desencadear quadros depressivos, assim como o manejo de situações limite com pacientes, familiares e amigos.

Nutricionista: é o profissional de saúde encarregada de orientar o paciente oncológico quanto à alimentação e nutrição promovendo assim a manutenção e recuperação da saúde.

____________________________________________________________________________________________________

 SAIBA MAIS: