Estadiamento

 

Se o diagnóstico de câncer de pulmão for confirmado, uma avaliação do estágio em que se encontra a doença é muito importante. O estadiamento é feito para ver se o câncer se espalhou e, se isto ocorreu, para onde ele se alastrou. É importante saber o estádio da doença para ajudar no planejamento do tratamento. Alguns exames utilizados para estadiamento incluem:

Estágio 0: É o câncer localizado chamado de câncer in situ, limitado à camada mais superficial que recobre as vias aéreas.

Estágio IA: Um tumor com menos de 3 cm sem comprometimento de linfonodos regionais ou outros órgãos.

Estágio IB: Um tumor maior que 3 cm. Não há comprometimento de linfonodos regionais ou outros órgãos.

Estágio IIA: O câncer infiltrou linfonodos do mesmo lado do tumor primário, mas não atingiu I centro do tórax e nem outros órgãos.

Estágio IIB: Um tumor com mais de 3 cm que infiltrou linfonodos hilares (centrais) do mesmo lado do tumor, ou um tumor que invade a parede do tórax, diafragma ou outros locais do tórax sem comprometer linfonodos ou outros órgãos distantes.

Estágio IIIA: Tumor de qualquer tamanho que atinge os linfonodos mediastinais do mesmo lado mas não outros órgãos distantes.

Estágio IIIB: Qualquer tamanho de tumor que infiltrou extensamente os linfonodos, mas não atingiu outros órgãos ou tumor que invadiu mediastino, coração, grandes vasos, traquéia, esôfago, espinha dorsal ou desenvolveu novos nódulos na mesma região do tumor ou derrame pleural (líquido recobrindo os pulmões) com células tumorais, mas sem metástases mais distantes. Pacientes que tenham derrame pleural com células tumorais são tratadas como tendo doença no estágio IV.

Estágio IV: Qualquer tumor que tenha atingido órgãos distantes.

Classificação - carcinoma de pequenas células

A grande maioria dos pacientes com câncer de pequenas células apresenta metástases ao diagnóstico e poucos são submetidos á cirurgia, sendo que a maioria recebe tratamento quimioterápico. Um estadiamento separado para o câncer de pequenas células identifica os pacientes que serão tratados com radioterapia em adição à quimioterapia.

O câncer de pequenas células do pulmão é classificado como:

  • Estágio limitado - significa que o tumor está localizado em um lado do tórax, envolvendo uma única região do pulmão e linfonodos vizinhos, permitindo que esta região seja tratada com radioterapia.
  • Estágio extenso - significa que o tumor infiltrou outras áreas do tórax ou fora do tórax e não pode ser totalmente irradiado.

____________________________________________________________________________________________________

 SAIBA MAIS: