Mitos e Verdades

 

Câncer de pulmão é uma doença freqüente?

Verdade. O câncer de pulmão é o um dos tipos mais freqüentes de câncer. Aproximadamente 12% de todos os casos novos de câncer correspondem a câncer de pulmão.

O tabaco causa apenas câncer de pulmão?
Mito. O hábito de fumar é a principal causa do câncer de pulmão, laringe, faringe, cavidade oral e esôfago. Também contribui para o surgimento do câncer de bexiga, pâncreas, útero, rim, estômago e cólon, além de algumas formas de leucemia.

Charutos e cachimbos provocam menos câncer de pulmão que cigarros comuns?
Mito.
Tanto os cigarros como os charutos e fumo para cachimbos consistem em folhas de tabaco secas, além de outras substâncias. Dentre aquelas já identificadas no tabaco e na sua fumaça, 43 são comprovadamente cancerígenas. Como há mais fumantes de cigarros do que de charutos e cachimbos, a ocorrência de câncer por cigarro é maior, no entanto charutos e cachimbos são igualmente perigosos.

Quem não fuma pode ter câncer de pulmão?

Verdade. O câncer de pulmão pode também apresentar-se em pessoas que nunca fumaram.


O câncer de pulmão só acomete homens.

Mentira. O câncer de pulmão afeta ambos os sexos. Atualmente o número de pessoas do sexo masculino acometidas pela doença é maior em relação ao de mulheres, embora a incidência em pessoas do sexo feminino nos últimos vem aumentando.

O câncer de pulmão é uma doença grave?

Verdade. O câncer de pulmão se torna grave quando é diagnosticado tardiamente, como qualquer outro tipo de tumor. Em estadios avançados é muito sério e o tempo de sobrevida pode estar abreviado. O melhor para evitar essa situação é consultar seu médico, parar de fumar e realizar exames periódicos de prevenção.

Parar de fumar evita o câncer?

Depende. Se alteração celular já aconteceu, parar de fumar não evitará o aparecimento da doença, no entanto é fundamental que a pessoa que fuma pare com o consumo de tabaco para assim diminuir a chance de contrair a doença. Por outro lado o risco de câncer é proporcional à quantidade de cigarros consumidos, mas não existe tempo de tabagismo nem quantidade de cigarros que seja segura. O importante é não fumar.

Em minha família tem pessoas que já tiveram câncer de pulmão, eu posso ter?

Depende. O fator hereditário é importante, entretanto não é determinante. São raros os casos de câncer de pulmão exclusivamente devido a fatores hereditários. A conjunção de fatores genéticos, exposição a agentes cancerígenos (cigarro, por exemplo) fazem com que a chance de aparecimento da doença aumente proporcionalmente aos fatores.

Fumante passivo não tem risco de ter câncer de pulmão?

Mito. O fumante passivo pode desenvolver câncer de pulmão em 25% dos casos, além de outras doenças como bronquite e enfisema pulmonar.

O câncer de pulmão tem cura?

Verdade. O câncer de pulmão quando é diagnosticado precocemente (estadio inicial da doença) tem chances de cura, mas devemos lembrar que é um tipo de câncer que normalmente é diagnosticado em fase mais avançada por isso a recomendação de evitar fumar e realizar a consulta médica e os exames preventivos.

É o tipo de câncer com a maior mortalidade?

Verdade. Principalmente porque o câncer de pulmão é diagnosticado tardiamente. A detecção precoce é mais difícil já que não apresenta sintomas senão até quando a doença está em estadio avançado e é quando o paciente procura o médico e descobre a doença.

___________________________________________________________________________________________________

 SAIBA MAIS: