Sintomas do Câncer de Bexiga

 

O câncer de bexiga é uma neoplasia que, geralmente, aparece a partir da mucosa. O câncer de bexiga é chamado também de carcinoma transicional de bexiga.

Várias substâncias estão vinculadas ao câncer de bexiga, dentre elas podemos salientar: o fumo e as aminas aromáticas  que são encontradas predominantemente na indústria de tintas,  de borracha e de couro. Vários estudos indicam a relação entre essas substâncias e o câncer de bexiga. Outras substâncias não conseguiram exibir uma relação mais estreita, mas continuam sob suspeita. São elas: cafeína, adoçantes artificiais e os metabólitos do triptofano.

O câncer de bexiga pode não apresentar nenhum sintoma. O sintoma mais importante é a presença de sangue na urina. Em outros casos o tumor pode-se apresentar na forma de sintomas urinários como: ardência ao urinar, aumento na freqüência urinária e dor vesical.

É comum a suspeita de câncer da bexiga surgir antes de qualquer sintoma, quando um exame microscópico de rotina de uma amostra de urina revela a presença de eritrócitos. Entretanto, a urina pode ser visivelmente sanguinolenta. Os sintomas posteriores podem incluir a dor e a sensação de queimação durante a micção e uma necessidade constante de urinar.

Os sintomas do câncer da bexiga podem ser idênticos aos de uma cistite e os dois problemas podem ocorrer simultaneamente. Quando os sintomas não desaparecem com o tratamento da infecção, surge a suspeita de câncer de bexiga. O exame microscópico de rotina ou outros exames de urina podem revelar a presença de células sangüíneas e de pus e a avaliação citológica (das células) geralmente detecta a presença de células cancerosas.

____________________________________________________________________________________________

SAIBA MAIS: