Menopausa:

 

A menopausa é o momento da vida da mulher em que de forma natural, cessa o funcionamento dos ovários o que significa que deixam de produzir os hormônios estrógeno e progesterona. A característica mais importante da menopausa é a parada dos ciclos menstruais, no entanto a menopausa pode também se apresentar como menstruações irregulares, menstruações mais escassas, em alguns casos hemorragias e alterações na freqüência das mesmas. Não existe uma idade exata para o aparecimento da menopausa, de forma geral ocorre entre os 45 e os 55 anos.

As mulheres que estão em tratamento oncológico, em sua maioria, são submetidas à menopausa artificial, ou seja, intervenção médica que reduz ou interrompe a produção hormonal dos ovários. Estas intervenções incluem a cirurgia, para extrair os ovários ou para reduzir a quantidade de sangue que recebem e a quimioterapia ou a radioterapia sobre a pélvis (incluindo os ovários).

Durante a menopausa, podem apresentar-se alguns sintomas. São eles:

· Ondas de calor: Elas aparecem repentinamente. Começam com uma sensação inesperada de calor ou ardor, espalhando-se da cabeça aos pés. Alteração da libido: a sexualidade é um dos pilares para a construção de uma boa qualidade de vida. Você poderá vivenciar uma série de modificações/alterações no seu corpo durante esse período

· Ansiedade e Irritabilidade

· Falta de energia e Desânimo

· Aumento de peso: Uma nutrição adequada associada a hábitos alimentares saudáveis vão lhe ajudar neste momento e também afetar positivamente asua qualidade de vida

Abaixo descrevemos algumas dicas e sugestões para lhe ajudar durante esta fase:

· Molhe o rosto com água gelada, tome uma ducha de água fria ou ainda uma bebida gelada quando tiver um episódio de onda de calor.

· Evite o estresse, que pode intensificar os efeitos das ondas de calor. Medite, respire profundamente ou faça exercícios de visualização quando elas ocorrerem.

· Evite ou beba quantidades moderadas de álcool.

· Evite alimentos e bebidas como café ou chá, comidas condimentadas e álcool. Eles podem desencadear episódios de onda de calor.

· Mantenha uma dieta rica em alimentos de origem vegetal; Coma muitas frutas e verduras. Use roupas um pouco mais largas, de forma que sua pele consiga “respirar”.

· Coma alimentos pobres em gorduras e sal

· Sempre que possível faça pequenas atividades físicas; exercícios moderados ajudam melhorar a sua a qualidade de vida.

· Converse sobre seus sentimentos, procure um familiar ou amigo e fale com ele. Em caso de necessidade saiba que existe um profissional especifício que pode lhe ajudar: o psico-oncologista.

____________________________________________________________________________________________________

 

SAIBA MAIS: