Prevenindo o Linfedema

 

O linfedema é um tipo de retenção de líquidos causado pelo acúmulo anormal de proteínas e líquidos nos tecidos; costuma ser resultado de uma falha de drenagem no sistema linfático, que se manifesta por inchaço, principalmente nas extremidades dos membros superiores e inferiores.

Quando o linfedema não é tratado rapidamente, torna-se uma doença crônica causando o inchaço da área afetada, aumento de volume, sensação de peso, desconforto, perda parcial de mobilidade e deformações estéticas.

Em casos de câncer de mama tratado cirurgicamente não é infreqüente o aparecimento de linfedema no braço do mesmo lado que foi operada a mama. Por esse motivo, não ignore qualquer pequeno inchaço no braço, mão ou dedos e consulte o seu médico imediatamente. Somente ele poderá diagnosticar ou não o linfedema e recomendar o tratamento ideal para o seu caso.

Após a mastectomia você deverá adotar alguns cuidados que farão parte da sua rotina diária. Principalmente com o braço do mesmo lado da mastectomia:

· Evite fazer movimentos vigorosos e repetidos com o braço que foi submetido à cirurgia

· Evite carregar objetos ou sacolas pesados ou segurar o seu cão pela coleira e nunca carregue bolsas ou malas por cima do ombro do lado afetado.

· Não use roupas, jóias ou tiras elásticas justas no braço da cirurgia.

· Evite qualquer tipo de trauma e cortes.

· Nunca tome injeção ou retire sangue do braço afetado

· Quando fizer as unhas, não retire as cutículas.

· Evite mudanças de temperatura extremas durante o banho e se recomenda evitar saunas e banheiras quentes (ou mantenha o braço afetado do
lado de fora).

· Proteja sempre o braço do sol.

· Exercício é importante, mas sempre consulte o seu médico e fisioterapeuta sobre que tipo de exercício pode realizar.

· Evite a fadiga muscular do braço afetado, em caso de sentir cansaço ou dor, repouse e eleve o braço.

· Ao perceber uma erupção, coceira, vermelhidão, dor, aumento de temperatura ou febre, procure o seu médico imediatamente.

· Hidrate o braço e o local cirúrgico sempre que necessário.

· Mantenha o seu peso ideal através de uma dieta bem balanceada.

· Evite fumar e ingerir álcool.

____________________________________________________________________________________________________

 

SAIBA MAIS: