Prevenção

 

O que fazer para prevenir-se do câncer de ovário?

Caso a mulher faça parte do chamado grupo de risco, deve consultar o médico com maior freqüência, principalmente as mulheres com idade acima de 50 anos. O Papanicolau é um exame preventivo ginecológico específico para detectar o câncer do colo do útero e não detecta o câncer de ovário.

A causa da maioria dos cânceres de ovário ainda não é conhecida, no entanto há fatores de risco bem definidos para o chamado câncer ovariano epitelial. Algumas alterações genéticas estão diretamente relacionadas com o câncer de ovário. Os fatores de risco mais importantes são: mulher com idade superior a 40 anos, obesidade e casos de câncer ovariano na família. Além disso, não ter filhos ou ter a primeira gravidez após os 35 anos aumenta o risco de câncer ovariano. A cada nova gravidez, o risco diminui. Contudo, é importante frisar que 95% dos casos de câncer de ovário ocorrem em mulheres que não apresentam fatores de risco.

Não existem recomendações específicas para prevenção do câncer ovariano. Sabe-se que anticoncepcionais orais reduzem o risco de câncer de ovário. Este efeito torna-se maior com o uso prolongado de anticoncepcional. A ligadura das trompas também parece reduzir o risco de tumores no ovário. Apesar de a obesidade ser um fator de risco, não existem ainda estudos que provem a relação entre dieta e câncer de ovário.

As mulheres com mais de 35 anos de idade, com histórico familiar importante de câncer ovariano, podem retirar os ovários. As mulheres com mais de 40 anos de idade que se submeteram à histerectomia, isto é, a retirada do útero por motivos como miomas ou cistos benignos deveriam conversar com o médico sobre a possibilidade de retirar também os ovários.

O melhor método para avaliação periódica e preventiva dos ovários é o ultra-som transvaginal, que é o exame que apresenta sensibilidade e especificidade para detectar o câncer ovariano.

O câncer de ovário é um tipo relativamente incomum de câncer ginecológico e estudos estão sendo realizados com o objetivo de possibilitar uma detecção mais precoce do câncer ovariano diminuindo, assim, a mortalidade relacionada a essa doença.

__________________________________________________________________________

SAIBA MAIS: