Fatores de Risco

 

O risco de desenvolver o câncer de pâncreas aumenta após os 50 anos de idade, principalmente na faixa entre 65 e 80 anos e há uma maior incidência nas pessoas do sexo masculino.

Entre os fatores de risco, destaca-se principalmente o uso de tabaco e de seus derivados. O maior fator de risco para o câncer de pâncreas conhecido é o cigarro. Os fumantes têm três vezes mais chances de desenvolver o câncer pancreático do que os não fumantes. Dependendo da quantidade e do tempo de consumo de tabaco, o risco de vir a surgir uma neoplasia de pâncreas aumenta mais ainda. O tabaco causa o câncer de pâncreas porque as nitrosaminas tabaco-específicas chegam ao pâncreas tanto pelo sangue quanto pela bile, que entra em contato com o ducto pancreático.

Outro fator de risco para os tumores de pâncreas é o consumo de bebidas alcoólicas excessivo de gordura e de carnes. Há suspeita de que uma dieta rica em gordura e excesso de proteínas pode estimular a liberação de colecistoquinina que causa alteração das células pancreáticas. No entanto, a associação entre o consumo de determinados alimentos e de bebidas alcoólicas com o câncer de pâncreas não foi ainda comprovada.

Outro fator de risco para o câncer pancreático é a exposição a compostos químicos e a certos produtos químicos usados em fábricas de borracha ou automotivas, como solventes e petróleo, durante longo tempo.

Há um grupo de pessoas que tem maior chance de desenvolver a doença e estas devem estar atentas aos sintomas. O grupo de indivíduos que sofre de pancreatite crônica ou de diabetes melitus, que foi submetido à cirurgia de úlcera no estômago ou duodeno, ou sofreu a retirada da vesícula biliar é um grupo considerado de risco, assim como pessoas muito obesas. Portanto, pancreatite crônica, diabetes melitus e obesidade aumentam o risco de uma pessoa desenvolver o câncer de pâncreas. Aparentemente não há relação entre o câncer de pâncreas e a pancreatite aguda, mas há uma correlação entre o câncer de pâncreas, os cálculos biliares e a cirrose hepática.

O câncer de vias biliares, especialmente o tipo conhecido como colangiocarcinoma, apresenta alguns fatores que aumentam o risco de se desenvolver neoplasia de pâncreas. São eles:

  • Infecções parasitárias crônicas das vias biliares;
  • Má-formação congênita das vias biliares;
  • Colangite Esclerosante e
  • Retocolite Ulcerativa.

Há também associação entre o câncer de pâncreas e doenças como a síndrome de Gardner, a polipose familial, a pancreatite hereditária, síndrome de von Hippel-Lindau, síndrome de Lynch e ataxiatelangectasia.

_____________________________________________________________________________________________________

SAIBA MAIS: