Diagnóstico e Estadiamento do Câncer de Pulmão

 

Diagnóstico

O diagnóstico do câncer de pulmão está baseado nos sintomas e na história de consumo de tabaco do paciente. Sob suspeita da doença, inicialmente será realizado um exame físico completo. Posteriormente serão solicitados exames de imagem como a Radiografia de tórax e a Tomografia computadorizada com o objetivo de identificar o local do câncer. Em caso de identificação positiva de imagem compatível com uma lesão cancerígena, serão solicitados exames adicionais para estabelecer o tipo específico de câncer de pulmão e a extensão da doença. Exames que podem ser solicitados:

Exame de escarro: É um exame no qualo muco contido dentro do pulmãoé examinado no laboratório para determinar a presença de células cancerígenas.

Biópsia: A biópsia é um exame no qual uma amostra de tecido pulmonar é retirada do corpo e examinada no laboratório por um especialista (Patologista) para determinar ou não a existência de câncer. Em caso de evidenciar a presença de células cancerígenas, o patologista definirá de qual tipo de câncer de pulmão se trata. A biópsia pulmonar pode ser feita por meio de uma broncoscopia ou por meio de uma cirurgia.

Broncoscopia: A broncoscopia é um procedimento invasivo que utiliza um broncoscópio que é um instrumento tubular com uma mini câmera na ponta e que é inserido através das vias aéreas (pelo nariz ou boca) do paciente até chegar ao local da lesão suspeita de câncer. Tem por objetivo procurar e identificar dentro dos pulmões a lesão cancerígena e a obtenção de uma amostra de biópsia para um diagnóstico confirmatório.

Mediastinoscopia: É um procedimento que utiliza um instrumento tubular assim como a broncoscopia. Neste caso, ele é usado para ver o mediastino (região localizada entre os pulmões) e procurar por metástases (câncer disseminado), especialmente focando na procura por linfonodos.

Punção com agulha fina: Neste procedimento uma agulha fina guiada por tomografia computadorizada é utilizada em uma área suspeita de câncer de pulmão com o objetivo de coletar uma pequena amostra de tecido para um exame anatomopatológico e elucidação diagnóstica. Normalmente é utilizada em casos de tumores mais periféricos.

Toracocentese: Este procedimento é utilizado em casos de aparecimento de derrame pleural (líquido no pulmão). É usada uma agulha estéril para retirar uma amostra do fluido anormal para exame de laboratório.

Cirurgia Vídeo-Assistida por Toracoscopia: Esta é uma técnica cirúrgica nova utilizada para a realização de biópsia de lesões pulmonares periféricas.É um método menos invasivo e o diagnóstico depende do exame anatomopatológico das amostras coletadas.

Estadiamento

O estadiamento do câncer é muito importante e deve ser realizado para todos os tipos de câncer. Dependendo do grau de estadiamento pode-se saber quanto o câncer já se espalhou pelo corpo. O estadiamento do câncer geralmente leva em consideração o tamanho do tumor, o acometimento do orgão, se invadiu órgãos adjacentes, se os gânglios linfáticos estão acometidos e finalmente, se apresenta metástases em órgãos distantes. O estadiamento é importante pois, quanto menor o estadiamento, melhores os indicadores de sobrevida. O estadiamento também determina o tipo de tratamento que será utilizado e quais as terapias únicas ou em combinação serão utilizadas no paciente.

Exames que podem ser solicitados no momento do estadiamento:

Tomografia Computadorizada

A Tomografia Computadorizada (TC) é um método de diagnóstico por imagem muito confiável. É rápida, simples e totalmente indolor. A TC é utilizada para o estadiamento do câncer já que pode observar o corpo todo por dentro, reconstruindo com fidelidade os órgãos e aparelhos. A TC serve para determinar a existência ou não de metástases do câncer de pulmão para o cérebro, fígado e ossos (locais mais freqüentes) ou para alguma outra região do corpo.

Cintilografia óssea

A Cintilografia óssea é um exame de diagnóstico por imagem indicada para a detecção de tumores com altas chances de metástase óssea.

Ressonância magnética

O exame de Ressonância Magnética é um método de diagnóstico por imagem que não utiliza radiação e sim, um campo magnético que permite detectar metástases que eventualmente a tomografia não conseguiu observar. É normalmente utilizada para ver Sistema Nervoso e vasos sanguíneos.

PET scan

Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET) é um exame específico para identificar o metabolismo das células do tumor, antes delas serem visíveis em outros exames. Dessa maneira, é possível fazer o mapeamento do corpo em uma visão espacial tridimensional. O exame é indicado para detectar câncer e possíveis metástases ganglionares e para outros órgãos.

____________________________________________________________________________________________________

 SAIBA MAIS: