O que é o Câncer de Testículo e Fatores Risco

Os testículos, também chamados de gônadas são glândulas masculinas, se localizam no sacro escrotal, atrás do pênis, fora da cavidade abdominal. Os testículos produzem esperma e testosterona. O esperma, quando está maduro, vai para o epidídimo. Depois de algumas semanas, o esperma é misturado a outros fluidos e forma o sêmen. A testosterona é o hormônio sexual masculino necessário para a formação do aparelho reprodutor. Sem testosterona, o homem perde a sua capacidade sexual e apresenta fadiga, osteoporose, depressão, dentre outros males.

O câncer testicular ocorre principalmente nas células germinativas os demais tumores de testículo são muito raros e não relacionados às células germinativas.

O câncer de testículo é um tumor menos freqüente que os demais que atingem os homens, porém tem maior incidência em pessoas jovens, em idade produtiva. Quando o testículo não desce para a bolsa escrotal dizemos que há criptorquidia. A criptorquidia ou criptorquia é um elemento que influencia no aparecimento do tumor de testículo.

O câncer de testículo atinge principalmente homens entre 15 e 50 anos de idade e é considerado raro. Se for comparado a outros tipos de câncer tipicamente masculinos, como, por exemplo, o de próstata, o índice de mortalidade do câncer de testículo é bastante baixo. Por seu um câncer que atinge mais homens jovens e sexualmente ativos o câncer de testículo pode ser confundido com epididimite que é uma inflamação dos epidídimos (ductos microscópicos muito longos que são atravessados pelas células espermáticas produzidas no testículo) ou com orquiepididimite que é um processo inflamatório que pode acometer homens de todas as idades, ambas geralmente transmitidas sexualmente. Se após o tratamento médico, geralmente feito com medicamentos, o inchaço ou sintoma não melhorarem, é importante procurar novamente o médico. Se o câncer de testículo for detectado precocemente, ele é fácil de ser curado.

Geralmente o tumor de testículo atinge apenas um dos testículos. Não se sabe exatamente qual a causa do câncer de testículo, mas conhecemos alguns fatores de risco:

O desenvolvimento do câncer de testículo está relacionado a fatores familiares e genéticos, por exemplo, entre irmãos. Se a mãe, durante a gestação, usou estrógeno, isto pode ocasionar nos filhos uma maior incidência de tumores de testículo; atrofia testicular, quando os testículos são pequenos ou criptorquidia que é quando os testículos estão fora de sua posição habitual. Segundo estudos, homens com criptorquidia têm um risco maior de desenvolver câncer de testículo. Lesões e traumas na bolsa escrotal são costumeiramente citados como possíveis causadores de câncer de testículo, mas o mais provável é que o trauma chame a atenção para o testículo com tumor. Outro fator de risco são vírus, como o HIV.

Como sempre gostamos de frisar, a prevenção do câncer é sempre o melhor remédio.

________________________________________________________________________________________________

SAIBA MAIS: