Diagnóstico e Tratamento do Câncer do Colo do Útero

 

O diagnóstico precoce do câncer de colo do útero, assim como de vários outros tipos de câncer é muito importante. Se o câncer de colo uterino for descoberto na fase inicial, a maioria das mulheres pode ser curada. A melhor maneira de descobrir o tumor no início é fazer o exame ginecológico, o Papanicolaou e  a colposcopia regularmente.Seu médico irá orientá-la em relação à freqüência com que estes exames devem ser realizados. Esta orientação é baseada na sua idade, em seu histórico médico e nos fatores de risco que você tem para esse tipo de câncer. Também esclareça junto ao seu médico sobre os testes para diagnosticar doenças sexualmente transmissíveis, principalmente se você ou seu parceiro tiveram vários parceiros sexuais.

O Papanicolau é o teste inicial do diagnóstico precoce do câncer de colo do útero. Durante esse exame, o médico coleta as células da abertura do colo do útero e da superfície ao redor. O material coletado é então examinado para verificar se as células estão normais e se existe inflamação, infecção ou câncer.

Além do Papanicolau, o médico poderá fazer uma colposcopia que é um exame que permite a ele ver se existem células anormais na superfície do colo do útero. Se o seu médico suspeitar de alguma área do colo do útero durante esse procedimento, ele poderá fazer uma biópsia na região. A biópsia permite um diagnóstico mais preciso do câncer de colo de útero.

A escolha do tratamento depende da exatidão do diagnóstico. As formas pré-cancerosas do câncer de colo do útero são chamadas de displasias. A displasia pode ser tratada com laser, conização (retirada de uma pequena porção do colo do útero) ou crioterapia (congelamento). Cirurgia ou radioterapia ou ainda os dois juntos são tratamentos usados em estágios mais avançados do câncer de colo uterino. A quimioterapia é usada nos estágios mais tardios ainda. Algumas vezes, é necessário mais de um tipo de tratamento. Se o câncer não tiver se espalhado e a mulher quiser engravidar no futuro, dependendo do caso, pode ser feita uma conização. Se a mulher não pretender engravidar no futuro, pode-se optar pela retirada de todo útero, isto é, por uma histerectomia.

Para facilitar o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero, procure seguir as dicas abaixo:

  • Faça o Papanicolaou e o controle ginecológico regularmente, segundo as orientações dadas pelo seu médico.
  • Não fume
  • Adote medidas para prevenir a infecção por vírus como o HPV e outras DST (doenças sexualmente transmissíveis).
  • Evite ducha íntima. Se você costuma fazê-la, não o faça mais do que uma vez por mês.
  • Se você e seu parceiro tiverem outro parceiro sexual, use camisinha em todas as relações sexuais.

Procure seu médico e exponha suas dúvidas sempre que sentir necessidade.

_____________________________________________________________________________________________

SAIBA MAIS: