Prevenção

 

O câncer de esôfago, como a maioria dos tipos de câncer, tem fatores de risco que podem ser modificados pelo próprio paciente, isto é, a exposição que cada pessoa tem a esse determinado fator pode ser alterada, diminuindo a sua chance de desenvolver esse tipo de câncer. Por exemplo, a pessoa pode parar de fumar (grande fator de risco) e, com esta atitude, poderá se prevenir contra o câncer de esôfago e outros tipos de câncer.

Há também os chamados fatores de proteção, isto é, os fatores que fazem com que a pessoa diminua o risco de desenvolver um câncer. Estes fatores também são modificáveis. Por exemplo, uma pessoa que não tem um hábito alimentar saudável (que constitui um fator de proteção), pode passar a adotar uma dieta mais adequada.  .

Vamos detalhar abaixo um pouco mais quais são os fatores de risco e proteção para câncer de esôfago. Vamos apresentar os mais conhecidos e que podem ser modificados. São eles:

Tabagismo e consumo de bebida alcoólica

Fumar cigarro, charuto ou cachimbo ou ainda mascar tabaco e ingerir bebidas alcoólicas são os maiores fatores de risco para o câncer de esôfago. Mais da metade das pessoas que desenvolvem esse tipo de tumor são fumantes. Se fumo e álcool estiverem associados, o risco de a pessoa apresentar um câncer de esôfago aumenta significativamente. Parar de fumar e de beber é uma forma inteligente e efetiva de diminuir as chances de desenvolver câncer de esôfago.

Nutrição

Manter uma dieta rica em fibras, isto é, comer entre cinco ou seis porções de frutas, legumes ou verduras por dia, incluindo sucos naturais, constitui um fator de proteção para o câncer de esôfago. Algumas pesquisas clínicas têm demonstrado que a ingestão de vitamina C e de carotenóides (alimentos de cor amarelo, alaranjado, vermelho e verde) é  muito importante para diminuir as possibilidades de desenvolver câncer de esôfago.

Bebidas quentes

Ingerir bebidas muito quentes como mate ou chimarrão é fator de risco para o câncer de esôfago. Estudos demonstram que existe o que é chamado de “curva dose-resposta”, isto é, quanto mais se toma chimarrão, mais risco se tem de desenvolver câncer de esôfago.Portanto, diminuir o consumo de bebidas muito quentes é um fator de proteção contra o câncer de esôfago.

Refluxo gastro-esofágico

Pessoas com refluxo gastro-esofágico costumam ter como conseqüência o chamado esôfago de Barret (quando as células da porção do esôfago junto ao estômago se modificam de tanto sofrer a agressão do ácido proveniente do estômago, devido ao refluxo), têm mais chance de desenvolver um tipo específico de câncer de esôfago, o adenocarcinoma de esôfago. Pacientes com esse tipo de problema devem fazer controles mais freqüentes dessa porção do esôfago por meio de endoscopia para diagnosticar precocemente tumores malignos ou pré-malignos.

Agora que você já conhece os fatores de risco e os fatores de proteção relacionados ao câncer de esôfago, procure adotar uma conduta preventiva, modificando alguns hábitos em sua vida. Procure ajuda sempre que sentir necessidade!

____________________________________________________________________________________

SAIBA MAIS: