Exames necessários

 

Alguns exames são muito importantes para manter a saúde de suas mamas. São eles:

Auto-exame: o auto-exame das mamas é um exame realizado pela própria mulher. Deve ser feito por todas as mulheres de forma mensal aproximadamente sete dias após a menstruação. Para as mulheres que deixaram de menstruar a recomendação é a de marcar uma data, por exemplo, todo dia primeiro e fazer o auto-exame. O principal objetivo do auto-exame é propiciar o auto conhecimento, ou seja, que as mulheres conheçam bem as suas próprias mamas.

Exame clínico- durante a consulta ginecológica, é obrigação do médico examinar a mama da paciente, verificando possíveis sinais e sintomas da doença. Segundo recomendações do Instituto Nacional do Câncer no Brasil este exame deve ser feito anualmente por um médico ou profissional de saúde treinado (enfermeira). IMPORTANTE! O auto-exame não substitui o exame clínico.

Mamografia- A mamografia é o exame de imagem mais recomendado para o diagnóstico precoce do câncer de mama. É realizado através de um aparelho de raios-X, chamado mamógrafo, desenvolvido especialmente para esse fim. Nele, a mama é comprimida de maneira a fornecer melhores imagens, e, portanto, melhor capacidade de diagnóstico. Existe sim um desconforto (algumas mulheres relatam dor) provocado durante o exame, mas que deve ser tolerado. A mamografia permite a detecção precoce do câncer, por ser capaz de mostrar lesões em fase inicial (até mesmo pequenos tumores com milímetros). Toda mulher, a partir dos 40 anos de idade, deve realizar anualmente a mamografia.

Ultra-sonografia – por meio da utilização de ondas de alta freqüência, a ultra-sonografia pode mostrar se o nódulo mamário é sólido ou se está preenchido com líquido. É um exame que deve ser feito para complementar a mamografia.

Exames de Rastreamento: São três os procedimentos básicos no rastreamento e no diagnóstico do câncer de mama:

Exame citológico (punção aspirativa com agulha fina e citologia da descarga papilar);

Exame histopatológico (biópsia). O tipo de biópsia varia de acordo com a quantidade e a qualidade do tecido a ser estudado. Pode-se fazer uma biópsia por aspiração com uma agulha fina, com uma agulha mais grossa ou uma pequena cirurgia para retirar toda a massa ou nódulo para que possa ser estudado como um todo.

A avaliação microscópica do material (anatomopatológico) é o exame que confirma se é câncer ou não.

____________________________________________________________________________________________________

 

SAIBA MAIS: