Diagnóstico do Câncer de Pâncreas

 

O diagnóstico de câncer de pâncreas é feito através de um exame clínico detalhado no consultório médico e com o auxílio de alguns exames.

Para determinar a razão dos sintomas, o médico realizará um exame clínico depois de ter levantado seu histórico. É comum que o médico peça exames como: exames de sangue, de urina, de fezes, dependendo de cada caso.  Se o médico suspeitar de qualquer problema, poderá solicitar exames de imagens do pâncreas e seus arredores como ultra-som e tomografia. Estas imagens mostrarão ao médico a extensão da doença e possibilitarão determinar o tratamento mais adequado para o seu caso. Os exames de imagem adequados à detecção e ao diagnóstico de câncer de pâncreas são:

Em alguns casos, para se chegar a um diagnóstico mais preciso, é necessário fazer alguns exames radiológicos do trato digestivo, isto é, radiografias. Para que os órgãos fiquem bem visíveis na radiografia, é preciso ingerir com bário, que é um líquido de contraste, antes do exame. Quando a radiografia é revelada, todo o caminho percorrido pelo bário pode ser visto nitidamente, o que possibilita a detecção de qualquer anormalidade no pâncreas.

A tomografia apresenta imagens tridimensionais. Em alguns casos, é preciso tomar um líquido de contraste, via oral ou intravenosa, para que facilitar a obtenção de maiores detalhes da área mapeada. Esse mapeamento permite ao médico analisar a região e observar se há ou não a presença de lesões que sugiram um diagnóstico de câncer pancreático.

A ressonância magnética é um exame parecido com a tomografia computadorizada, mas as imagens são obtidas por um campo magnético, produzido por um aparelho sofisticado. Algumas pessoas não se sentem confortáveis ao realizar a ressonância, mas é um exame muito importante para diagnóstico de câncer de pâncreas porque apresenta imagens bastante precisas o que  a facilita o diagnóstico.

Através das ondas sonoras captadas, o ultra-som é um exame que permite a visualização dos órgãos internos, dentre eles: pâncreas, fígado, bexiga e rins. É um outro recurso que facilita o diagnóstico de câncer pancreático.

O meio mais seguro de diagnóstico qualquer tipo de câncer é a biopsia. Uma amostra do tecido tumoral é retirada para ser examinada no microscópio, pelo patologista, para saber se há ou não presença de células malignas.

A endoscopia digestiva alta é o outro método importante de investigação de câncer de pâncreas.

_____________________________________________________________________________________________________

SAIBA MAIS: