Prevenção

 

O câncer do pâncreas apresenta índice de mortalidade elevado. Estes índices ocorrem devido a problemas como: dificuldade no diagnóstico, agressividade da doença e falta de tratamento realmente eficaz.

O risco de desenvolver o câncer do pâncreas é pequeno até os 40 anos de idade, mas aumenta significativamente após os 50 anos. Estudos têm mostrado fatores importantes para o câncer de pâncreas, como: fatores ambientais, clínicos ou cirúrgicos, hereditários e ocupacionais.

Dentre os fatores ambientais o uso do cigarro é o mais perigoso. O risco está diretamente relacionado com a quantidade e com o tempo de utilização do tabaco. Aproximadamente 30% dos casos de câncer do pâncreas são atribuídos ao tabagismo.

Outro fator importante para o desenvolvimento de tumores pancreáticos é a dieta e estudos já comprovaram que a ingestão de gordura e carnes aumenta o risco de câncer de pâncreas. Por outro lado, a alimentação à base de frutas, vegetais, alimentos ricos em fibras e vitamina C reduz o risco de câncer de pâncreas. Ainda não foi confirmado se o consumo de bebidas alcoólicas e de café aumenta o risco de desenvolvimento de neoplasia de pâncreas.

Um dos fatores clínicos que favorece o surgimento de câncer de pâncreas é diabetes melitus mas essa relação ainda não foi bem explicada. A pancreatite crônica demonstra significativo aumento do risco de câncer pancreático. Pacientes submetidos a cirurgias de úlcera no estômago ou duodeno e os submetidos à retirada da vesícula biliar são mais propensos a desenvolver câncer de pâncreas.

Os exames de rotina não costumam detectar precocemente o câncer de pâncreas. A única forma viável de evitar o câncer é evitando os fatores de risco

Conhecendo seu histórico e os fatores de risco mais comuns ao aparecimento de câncer de pâncreas, cabe a cada um procurar se afastar de hábitos que gerem o tumor e procurar um médico para uma avaliação mais detalhada. O médico também pode sugerir métodos eficazes de acompanhamento que visem á detecção precoce de um câncer de pâncreas.

_____________________________________________________________________________________________________

SAIBA MAIS: