Fatores de Risco do Tumor Cerebral

O tumor cerebral é relativamente raro e mais comum em homens do que em mulheres. Na maioria dos casos, a sua causa é desconhecida. Entre os fatores de risco conhecidos para o desenvolvimento de um tumor estão:

Idade

O tumor cerebral pode desenvolver-se em qualquer idade, e como em muitos outros tipos de câncer torna-se mais comum nos idosos.

Radiação

Os meningiomas e gliomas malignos são mais comuns em pessoas que já fizeram radioterapia na cabeça. Existe um risco aumentado em crianças que já irradiaram a cabeça como parte do tratamento da leucemia linfoblástica aguda (LLA). Este risco aumenta se drogas quimioterápicas antimetabólicas foram administradas simultaneamente à irradiação da cabeça.

Outras Condições Clínicas

Crianças com paralisia cerebral têm um risco ligeiramente aumentado de desenvolver tumor cerebral.

Imunidade Baixa

O linfoma cerebral, tipo raro, é propenso a desenvolver-se em pessoas que estejam com o sistema imunológico deficiente, por exemplo, em pessoas em tratamento com medicamentos para atenuar o sistema imunológico, em função de transplantes de órgãos. Entretanto, mesmo nesses grupos, o linfoma cerebral ainda é raro.

Ainda não sabemos por que a pessoa desenvolve um tumor cerebral. A pesar de ser muito investigado ainda não foi encontrado nenhum fator de risco específico que predisponha à pessoa a ter um tumor cerebral, tal como, por exemplo, fumar está relacionado ao câncer de pulmão. Sabe-se apenas que o risco aumenta de acordo com a idade, mas nenhum fator ambiental ou genético foi relacionado a estes tumores.

_____________________________________________________________________________________________________________

SAIBA MAIS: