O que é Câncer de Tireóide
O câncer de tireóide é um tumor maligno de crescimento localizado dentro da glândula tireóide. A tireóide ou tiróide é o nome de uma pequena glândula que se localiza na região anterior do pescoço, logo abaixo do "pomo de Adão". Essa glândula possui um importante papel no controle do metabolismo do organismo. A função da glândula tireóide é produzir, armazenar e liberar hormônios tireoideanos na corrente sangüínea. Estes hormônios (conhecidos como T3 e T4) agem em quase todas as células do corpo, ajudando a controlar suas funções.
Se os níveis destes hormônios da tireóide no sangue estão baixos, nosso corpo funciona mais lentamente. Este é o caso denominado de hipotireoidismo. Se, por outro lado, há um aumento dos níveis dos hormônios tireoidianos no sangue, nosso corpo trabalha mais rapidamente. É o caso do hipertireoidismo. Tanto o hipotiroidismo como o hipertiroidismo dificilmente estão associados ao câncer de tiróide, mas devem receber tratamento adequado.Quando a reposição de células velhas da tireóide por células recém-produzidas deixa de ser um processo constante e regulado, pode acontecer que certas células se tornem anormais e não acompanhem o ciclo de crescimento comum. Quando estas células anormais continuam a crescer e a se reproduzir de maneira descontrolada, formam um tumor e é o caso de câncer de tireóide.
O câncer de tireóide não é um tipo de câncer comum e afeta mais pacientes que sofreram algum tipo de radiação para a cabeça ou pescoço. Um tumor ou nódulo de tireóide pode tornar a voz rouca ou dificultar a respiração ou a deglutição. No entanto, esse tipo de câncer não costuma apresentar sintomas. Comumente é descoberto pela própria pessoa através de auto-exames, ou pelo médico, em exames de rotina.
O câncer de tireóide tem grandes chances de ser totalmente retirado mediante cirurgia. Entretanto, este tipo de câncer pode voltar a aparecer ou atingir outras partes do corpo, mesmo que muito tempo depois de ter sido removido. Por isso, os médicos recomendam que os pacientes que já tiveram câncer de tireóide realizem exames de controle freqüentemente. Esses exames de rotina para avaliação do câncer, garantem que o tumor não tenha reaparecido ou se disseminado para outro órgão.
Como já dissemos, o câncer de tireóide parece ocorrer mais freqüentemente entre aqueles que tenham sido submetidos à radioterapia na cabeça ou pescoço. Como qualquer doença, é importante que se esteja atento para os sinais iniciais apresentados pelas doenças de tireóide.
Lembre-se de que a detecção precoce, um tratamento bem orientado pelo especialista ou oncologista, o acompanhamento constante são aspectos importantes para evitar o câncer de tireóide.
________________________________________________________________________________________________
SAIBA MAIS: