Diagnóstico do Câncer do Estômago

 

Na suspeita de câncer de estômago após o histórico do paciente e do exame físico, o médico pode pedir alguns exames, dentre eles:

Sangue oculto nas fezes: Este exame detecta sangue não visível nas fezes, que pode ter origem em uma lesão do estômago. Outras doenças benignas podem sangrar, assim se o exame der resultado positivo, não significa que o paciente tem câncer de estômago.

Radiografia do esôfago e estômago com contraste: O paciente deve ingerir de bário, que permite um contraste e, a seguir, são realizadas radiografias (raios-x) do abdômenn em seqüência que delineiam o interior do esôfago e estômago e o médico procura por áreas anormais ou tumores.

Endoscopia: Este exame permite que o médico visualize diretamente a cavidade do estômago. Após o paciente ter sido sedado, o medico insere uma cânula pela boca, desce pelo esôfago até o estômago. Se encontrar áreas alteradas, o médico pode fazer a biópsia, isto é, tirar amostras para realizar exame microscópico e diagnosticar a causa e o tipo de tumor.

O principal exame diagnóstico de câncer gástrico ou câncer de estômago é a endoscopia digestiva alta, que mostra com facilidade a presença de lesões, assim como permite a realização de biópsias e até a retirada de alguns tumores, garantindo um diagnóstico preciso do câncer de estômago. Na endoscopia digestiva alta, um tubo flexível de fibra ótica ou uma microcâmera é introduzida pela boca e conduzida até o esôfago, estômago e duodeno. O exame pode ser realizado sob sedação e com anestesia da garganta, para diminuir o desconforto.

Um avanço tecnológico da endoscopia digestiva é a ultra-sonografia endoscópica, isto é, uma endoscopia com ultra-sonografia. A ultra-sonografia endoscópica permite a visualização da parede do estômago em sua espessura e mostra a profundidade atingida pelo tumor. Esse tipo de ultra-sonografia percebe a presença de gânglios linfáticos comprometidos e de metástases em órgãos próximos ao tumor.

A tomografia computadorizada e a ultra-sonografia de abdômen têm como principal função mostrar se há comprometimento dos órgãos próximos ao estômago ou se há metástase à distância. Portanto, são considerados métodos importantes no estadiamento dos tumores. Em alguns casos, estes exames detectam o câncer gástrico devido ao espessamento da parede do estômago causada pelo tumor, mas de forma alguma, devem substituir a endoscopia digestiva como melhor método diagnóstico.

A fibroendoscopia e, mais recentemente, a videoendoscopia com tecnologia eletrônica, permitem um diagnóstico bastante preciso dos cânceres gástricos.

____________________________________________________________________________________________

SAIBA MAIS: