O que é o Câncer do Estômago?

 

Câncer de estômago, também conhecido como câncer gástrico, é um câncer que começa em qualquer parte do estômago. É o crescimento desordenado de células anormais no estômago.
 
O estômago é apenas um de muitos órgãos localizados no abdômen, uma área do corpo entre a pélvis e o tórax. O fígado, pâncreas e a vesícula biliar e o cólon estão entre outros órgãos achados no abdômen. É importante diferenciar esses órgãos porque cânceres e outras doenças que correm neles têm diferentes sintomas e são tratadas de forma diferente.

A maioria dos tumores gástricos ocorre em algum ponto da camada de revestimento interna do estômago e aparece como uma lesão elevada, irregular, de milímetros de diâmetro, muitas vezes ulcerada, lembrando uma verruga com uma pequena cratera em seu ponto mais alto. A ulceração é resultado da multiplicação celular descontrolada, característica de câncer ou tumores malignos.

Essas células anormais vão substituindo o tecido normal e podem invadir outras camadas do próprio estômago e alcançar órgãos vizinhos por meio das chamadas metástases por contigüidade. Freqüentemente, pode gerar metástases à distância, como no fígado e no pulmão, órgãos aos quais chegam algumas células desprendidas do tumor primário, transportadas pela circulação sangüínea ou linfática.

Embora a incidência dos tumores gástricos apresente uma redução significativa nas últimas décadas, eles constituem o segundo tumor maligno mais freqüente no mundo todo. O número das pessoas que desenvolvem câncer de estômago é bastante alto no Japão, no Chile, no Leste Europeu, América do Sul e América Central. É a principal causa de morte por câncer em muitos destes países.

O câncer gástrico pode ser classificado de acordo com o tipo de célula que originou o tumor. A maioria dos casos tem origem na mucosa e recebe o nome de adenocarcinoma; os demais tipos de câncer de estômago são linfomas, sarcomas e outras variedades mais raras.

Os sintomas aparecem geralmente nas fases mais avançadas. Antes disso pode passar desapercebido pelo paciente, o que dificulta o diagnóstico. A maioria das pessoas que são diagnosticadas com câncer de estômago tem mais de 60 anos de idade e apresentam o câncer gástrico em fase avançada. Este tumor de estômago raramente acontece antes dos 50 anos e é mais comum em homens do que em mulheres.

____________________________________________________________________________________________

SAIBA MAIS: