Tratamento do Câncer de Bexiga

 

Após o diagnóstico confirmado de câncer de bexiga, o médico precisa saber em que estágio a doença está para planejar o melhor tratamento.

  • Estágio 0: as células tumorais são encontradas somente na superfície do urotélio. Carcinoma in situ.
  • Estágio I:As células tumorais são encontradas em toda a espessura do urotélio, mas não atinge a camada muscular.
  • Estágio II:Células tumorais atingem a camada muscular da bexiga
  • Estágio III:O tumor acomete toda espessura da parede da bexiga, atingindo inclusive tecidos vizinhos. Pode atingir ainda a próstata nos homens e útero ou vagina nas mulheres.
  • Estágio IV:A doença se estende até a parede do abdome ou pélvis. Envolve linfonodos ou outros órgãos distantes à bexiga, como o pulmão.

Uma combinação de diferentes terapias incluindo cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou terapia biológica podem ser usadas no combate ao câncer de bexiga e o médico especialista é a melhor pessoa para descrever o tratamento para tumores de bexiga e as opções em cada caso e discutir as expectativas dos resultados. O tipo de cirurgia depende do estágio e tipo de tumor.

Ressecção transuretral: com o cistoscópio na qual se remove o tumor. Após esta cirurgia pode ainda haver necessidade de radioterapia, quimioterapia ou terapia biológica.

Cistectomia radical: em casos mais avançados o tipo mais comum de cirurgia é a retirada total da bexiga, juntamente com os linfonodos da área, parte da uretra e outros órgaõs possivelmente envolvidos (próstata, vesícula seminal e vasos deferentes nos homens; útero, ovários, trompas e parte da vagina nas mulheres.

Radioterapia: A radiação externa é o mais comumente empregada para os casos de câncer de bexiga; trata-se de um tratamento ambulatorial, freqüentemente por 5 dias na semana durante 5 a 7 semanas.

Quimioterapia: É o uso de um medicamento ou combinações de diferentes medicamentos. dependendo do estádio do câncer de bexiga, pode ser realizada terapia local ou quimioterapia sistêmica.

Terapia biológica ou imunoterapia: Esta terapia utiliza a habilidade natural do corpo humano (sistema imunológico) em combater o câncer. Está mais indicada após ressecção transuretral de um tumor superficial. A terapia biológica intravesical utilizada é com uma solução de BCG que é injetada na bexiga e retida por 2 horas. Geralmente, este tratamento é feito uma vez por semana durante 6 semanas.

Quando o câncer de bexiga é diagnosticado em fase inicial, a sobrevida em 5 anos chega a 94%. A taxa de sobrevida para pacientes com tumor de bexiga avançado localmente ou com metástases a distância é de 48% e 6%, respectivamente.

Setenta e quatro por cento dos pacientes apresentam-se na época do diagnóstico com lesões não músculo invasivas, o que justifica sua baixa mortalidade (1,8% de todos os óbitos por câncer). No Brasil, estimam-se 1500 mortes ao ano, decorrentes de câncer de bexiga.

____________________________________________________________________________________________

SAIBA MAIS: