O Intestino

 

Intestino Delgado

O intestino delgado faz parte do sistema digestivo, se estendendo entre o estômago e o intestino grosso (ou cólon), e é dividido em três partes: duodeno, jejuno e íleo.

O intestino delgado tem aproximadamente 5 m de comprimento, está enrolado em volta dele mesmo para caber dentro do abdome. É o órgão responsável pela absorção dos alimentos, que permite que os minerais, as vitaminas, e nutrientes sejam aproveitados pelo organismo. Embora o intestino delgado represente praticamente ¾ do sistema digestivo, é muito raro o desenvolvimento de um câncer nessa região.

Intestino Grosso

O intestino é parte do sistema digestivo, e está dividido em duas partes: intestino delgado e intestino grosso, sendo que esse último está constituído pelo cólon e pelo reto.

Quando o alimento é ingerido, ele passa do esôfago para o estômago, onde tem início a digestão. Em seguida, vai para o intestino delgado, onde os nutrientes essenciais são absorvidos pelo organismo. O alimento digerido passa para o cólon, que absorve a água. Após passar pelo cólon, os resíduos remanescentes (fezes) são mantidos no reto até a eliminação pelo ânus.

Cólon

O cólon é dividido em quatro partes:

Cólon ascendente - A primeira parte do cólon começa do lado direito inferior do abdome, logo após o intestino delgado, seguindo para o lado direito do abdome.

Cólon transverso – A segunda parte atravessa a parte superior do abdome.

Cólon descendente - A terceira parte vai para o lado esquerdo inferior do abdome.

Cólon sigmóide - A parte final do cólon tem a forma de “S” que se junta para o reto.

As paredes do cólon são compostas por camadas de tecido. A maioria dos cânceres de cólon inicia-se no revestimento mais interno do intestino e desenvolvem a partir do crescimento de pólipos.

Quase todos os cânceres do intestino desenvolvem-se no intestino grosso, 2/3 deles estão no cólon.

Reto

O reto é a última parte do intestino grosso, antes do ânus, e tem cerca de 15 cm de comprimento.

Para entender a localização de um câncer no reto, é necessário dividi-lo em três partes: superior, média e inferior. O reto superior é a região situada imediatamente após o cólon sigmóide, o reto inferior é a parte final do intestino grosso, ligada ao ânus.

De todos os cânceres de intestino cerca de 1/3 se desenvolve no reto.

Ânus

O ânus é a área muscular no final do intestino grosso. É a abertura do intestino, que contém um anel muscular (esfíncter) que controla a saída das fezes do corpo.

_____________________________________________________________________________________________________

SAIBA MAIS:

 

•    O Intestino
 
 
 
      Pólipos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
      Colostomia
 
 
 
 
 

      Sexualidade durante o Tratamento do Câncer Colorretal