Sintomas do Câncer de Fígado

 

Depois de ter sido confirmado o diagnóstico de câncer de esôfago e de ter sido identificado o estágio desse tumor, o oncologista irá analisar a condição clínica do paciente.

Se o diagnóstico for feito na fase inicial, quando o câncer está restrito apenas na mucosa, (camada que reveste internamente o esôfago), o tumor poderá ser retirado por meio da endoscopia, sem cirurgia. Esta técnica é chamada de mucosectomia.

A retirada total ou parcial do esôfago é conhecida como esofagectomia e é indicada com finalidade curativa, dependendo da localização do tumor. Quando o câncer não está em estágio inicial, a cirurgia é a melhor opção de tratamento para câncer de esôfago.

A cirurgia pode ser curativa nos pacientes em que todo o esôfago torácico e abdominal é ressecado com margens cirúrgicas negativas. Em estágios avançados, quando o paciente apresenta metástase, a cirurgia também pode ser feita e o tratamento tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida do paciente. Podem-se também utilizar próteses para desobstruir temporariamente o esôfago e aliviar a disfagia. A quimioterapia e a radioterapia também são utilizadas, dependendo da fase evolutiva da doença.

Em pacientes com maior risco cirúrgico, o tratamento preferencial é de radioterapia associada à quimioterapia. A radioterapia isolada, sem quimioterapia, apresenta resultados inferiores aos do tratamento combinado, porém ainda é uma opção para os pacientes que não possam receber quimioterapia.

Estudos ainda não comprovaram se a radioterapia, associada ou não a quimio pré-operatória, melhora o índice de cura..

O tratamento eficaz do câncer de esôfago deve visar não somente o tumor primário, mas também os tumores que podem ter-se espalhado para outras partes do corpo, que é o caso das metástases. Por isso mesmo é que a cirurgia ou a radioterapia de áreas específicas do corpo é combinada geralmente com a quimioterapia, que afeta todo o organismo. Mesmo quando a cura parece distante, os sintomas freqüentemente podem ser aliviados com a terapia paliativa, melhorando a qualidade e a sobrevida do indivíduo.

 

_________________________________________________________________________________

SAIBA MAIS: