Enfrentando o tratamento

 

O período após o diagnóstico de um câncer exige do paciente e de seus familiares uma série de adaptações e mudanças em suas rotinas. É importante que o paciente saiba que além de todo o cuidado dispensado pelo médico oncologista, que ele também pode contar com o apoio de uma equipe multidisciplinar de profissionais especializados nas mais diversas áreas da saúde.

Nutrição

A nutrição é um aspecto muito importante a ser levado em consideração durante o tratamento câncer de mama. Uma alimentação saudável é fundamental, pois ajudará a paciente a sentir-se melhor, a manter um peso adequado e passar por todas as fases do tratamento. O nutricionista, profissional responsável por essa área, poderá lhe auxiliar durante e/ou após o tratamento, promovendo por meio da alimentação equilibrada, uma melhor qualidade de vida.

Os alimentos desempenham diversas funções no organismo. Dessa forma, eles se agrupam de acordo com as funções que exercem, não existindo nenhum alimento que seja completo e que tenha tudo o que nosso organismo precisa para funcionar bem. Portanto, é necessário introduzir alimentos de funções diferentes nas refeições para que a dieta se torne equilibrada. Alimentar-se bem não significa comer muito, e sim, consumir alimentos que ofereçam os diversos nutrientes de que um organismo precisa para o seu funcionamento.

Veja algumas orientações:

· Faça as refeições em um ambiente e companhia agradável, evite falar dos problemas neste momento.

· Procure mastigar bem os alimentos.

· Não tenha medo de experimentar novos alimentos ou alimentos que não costumava comer, pois o paladar pode se modificar durante o tratamento.

· Tente produzir pratos que sejam visualmente atraentes, com muitas cores, alimentos frescos e dispostos de forma agradável ao olhar. As ervas aromáticas não utilizadas em abuso, disfarçam muito bem, os sabores que, dependendo da medicação, podem causar enjôos e acabar com o paladar;

· Sempre que possível, passe a tarefa de preparar a refeição a outra pessoa. Fazer a própria comida quando se está cansado ou nauseado poderá lhe impedir de comer o alimento depois de pronto. Fale com seus familiares e amigos para ajudarem nas compras e preparação dos alimentos;

· Sirva a sua comida em temperatura ambiente;

· Evite (somente por um período) alimentos que para você apresentam um gosto desagradável;

· Os suplementos nutricionais são importantes alternativas para auxiliar na alimentação do paciente. Eles apresentam diferentes sabores, são em pó ou líquidos e podem ser consumidos diretamente da embalagem com canudinho. Peça orientação da equipe de profissionais que o acompanha;

· Não se esqueça da água e dos líquidos em geral, eles ajudam na eliminação da parte tóxica do medicamento (1,5 a 3 litros por dia)

Psicologia

Diante do diagnóstico de um câncer de mama é muito comum a paciente relatar sinais e sintomas de depressão e também, a presença de sentimentos até então desconhecidos como medo, raiva, ansiedade, tristeza, desespero, solidão... .São inúmeras informações novas, mudanças na rotina e uma série de situações que podem, muitas vezes, ser enfrentadas de uma maneira menos dolorida quando se tem um apoio psicológico adequado.

Dentro da Psicologia, existe o profissional certificado em Psico-Oncologia. Com objetivo de apoiar emocionalmente o paciente e sua família, o psico-oncologista tem como foco principal o suporte durante o enfretamento da doença, intervindo de maneira individualizada em cada caso. O paciente fortalecido emocionalmente lida mais facilmente com a doença e com o tratamento, apresentando, inclusive, uma melhor resposta física.

Fisioterapia

A fisioterapia também tem um papel muito importante durante o seu tratamento, já que tem como principal objetivo promover a recuperação físico-funcional da paciente, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida. Por meio de uma terapia personalizada e individualizada, o profissional responsável por essa área da saúde, o fisioterapeuta, desenvolve um trabalho importante na prevenção e no tratamento do linfedema que pode eventualmente aparecer após a retirada de gânglios linfáticos axilares, trazendo desconforto e dor.

Dicas e orientações:

· Respeite seus novos limites

· Se sentir-se disposta, pratique exercício físico leve como caminhadas

· Alongamentos, Yoga, Hidroginástica também são ótimas opções.

· Quando sentir-se cansada, economize energia!

· Peça auxilio de um profissional responsável para lhe ajudar.

 

Enfermagem

A enfermagem oncológica desempenha um importante papel na equipe multiprofissional de saúde. Por meio de informações adequadas e de fácil compreensão, o enfermeiro lhe orientará sobre efeitos colaterais, sinais e sintomas e outras possíveis dúvidas sobre o seu tratamento e o seu dia-a-dia. A enfermagem oncológica tem como objetivo promover qualidade de vida ao paciente e/ ou seus familiares, auxiliando e até mesmo intervindo, quando necessário, nos problemas relacionados à saúde física e saúde mental.

____________________________________________________________________________________________________

 

SAIBA MAIS: