Estadiamento
O câncer de próstata pode ser tratado de diversas maneiras. O método selecionado depende de seu estágio, velocidade de crescimento, idade e saúde geral do paciente. Também é importante considerar os benefícios e potenciais efeitos colaterais para cada opção de tratamento. Todos esses fatores podem e devem ser completamente discutidos com seu médico.
O Sistema de Estadiamento TNM
O método mais comum de estadiamento do câncer de próstata é a utilização de um sistema denominado sistema de estadiamento TNM. É um sistema internacional desenvolvido pelo The American Joint Committee on Cancer que descreve os estágios do câncer de próstata e os métodos comuns de tratamento.
Atualmente, certas escolhas são feitas mais freqüentemente do que outras para o tratamento de cada estágio do câncer de próstata. Utilizando o sistema de estadiamento TNM abaixo, seu médico lhe dirá o estágio de sua doença e explicará os métodos comuns de tratamento para aquele estágio. Seu médico pode se referir ao estágio de sua doença utilizando as letras A, B, C ou D. Os equivalentes aproximados para esses estágios estão entre parênteses ao lado das descrições.
O Sistema de Estadiamento TNM
T se refere ao tamanho do tumor primário
N descreverá a extensão do envolvimento do nódulo linfático
M se refere à presença ou ausência de metástases
ESTADIAMENTO T
Estágio TX
O tumor primário não pode ser avaliado.
Estágio T0
Não há evidência de tumor primário.
Estágio T1 (Estágio A)
O tumor está limitado apenas à próstata. Nesse estágio, não causa nenhum sintoma. O tumor ainda é muito pequeno para ser sentido durante um DRE ou ser observado por imagem durante o processo de varredura. Normalmente esses tumores são encontrados casualmente durante a cirurgia para um tumor benigno ou para alguma outra doença da próstata. Os tumores também podem ser encontrados durante o seguimento dos testes de rastreio que medem o PSA. Escolhas comuns de tratamento: Algumas vezes a cirurgia ou a radioterapia serão escolhidas durante o Estágio T1. Em outros casos, pode ser que nenhum tratamento seja necessário e você e seu médico podem decidir simplesmente observar o câncer. A terapia expectante pode incluir DREs e exames de sangue regulares realizados por seu médico. O tratamento pode ser iniciado tardiamente, se necessário.
O Estágio T1 pode ser adicionalmente subdividido em a, b e c:
Estágio T1a(A1)
Tumor incidentalmente encontrado em >5% da amostra de tecido prostático.
Estágio T1b(A2)
Tumor incidentalmente encontrado em >5% da amostra de tecido prostático.
Estágio T1c (B0)
Tumor identificado através de biópsia por agulha (em casos de PSA elevado).
Estágio T2 (Estágio B)
Um Tumor que se encontra em estágio T2 ainda está limitado apenas à próstata. O tumor agora é suficientemente grande para ser sentido durante um DRE, mas os pacientes freqüentemente não experimentam quaisquer sintomas. Escolhas comuns de tratamento:
As opções de tratamento para esse estágio freqüentemente incluem cirurgia, radioterapia, ou hormonoterapia.
O Estágio T2 pode ser adicionalmente subdividido em a, b e c:
Estágio T2a
O tumor compromete menos da metade de um lobo da próstata. O tumor pode freqüentemente ser palpado (e é normalmente descoberto) pelo médico durante um exame DRE.
Estágio T2b(B1)
O tumor compromete mais da metade de um lobo da próstata e normalmente pode ser palpado durante um exame DRE.
Estágio T2c(B2)
O tumor compromete ambos os lobos (o esquerdo e o direito) da próstata e é palpado durante um exame DRE.
Estágio T3 (Estágio C)
Neste estágio, o tumor se disseminou da próstata para o tecido imediatamente adjacente. As vesículas seminais podem ser incluídas.
Escolhas comuns de tratamento: Cirurgia, radioterapia, ou ambas são escolhas comuns durante este estágio. Além disso, a hormonioterapia pode ser utilizada antes e depois da cirurgia ou da radioterapia.
O Estágio T3 pode ser adicionalmente subdividido em a, b e c:
Estágio T3a (C1)
O tumor se estende além da cápsula prostática em apenas um lado. Isso às vezes recebe a denominação de extensão extracapsular unilateral.
Estágio T3b (C2)
O tumor se estende além da cápsula prostática em ambos os lados. Isso às vezes recebe a denominação de extensão extracapsular bilateral.
Estágio T3c (C3)
O tumor invade uma ou ambas as vesículas seminais.
Estágio T4 (sem equivalente no sistema A, B, C, D)
No Estágio T4, o tumor ainda está limitado à região pélvica mas pode ser disseminar para outras áreas.
Escolhas comuns de tratamento: As opções de tratamento disponíveis durante o estágio T4 geralmente são iguais àquelas no estágio T3.
O Estágio T4 pode ser adicionalmente subdividido em a e b:
Estágio T4a
O tumor se estende além da próstata e invade qualquer uma ou todas as estruturas a seguir: o colo vesical, o esfíncter externo (que ajuda a controlar a micção) e/ou o reto.
Estágio T4b
O tumor se estende além da próstata e agora pode invadir os músculos elevadores do reto (os músculos que ajudam a levantar e baixar o órgão) e/ou o tumor pode estar aderido à parede pélvica.
ESTADIAMENTO N
Estágio N0 - N3
Escolhas comuns de tratamento: A hormonioterapia geralmente é utilizada em primeiro lugar. A quimioterapia pode ser utilizada depois se a hormonioterapia não estiver mais funcionando.
Estágio N0
Ausência de metástases em linfonodos regionais.
Estágio N1 (Estágio D1)
O câncer de próstata é descrito como N1 se a metástase for encontrada em um único linfonodo na região pélvica e medir 2 cm (cerca de 3/4 de uma polegada) ou menos em sua maior dimensão.
Estágio N2 (Estágio D1)
O câncer de próstata é descrito como N2 se a metástase for encontrada em um único linfonodo medindo mais de 2 cm mas menos de 5 cm (cerca de 2 polegadas) em sua maior dimensão. O N2 também pode ser utilizado para descrever as metástases ganglionares múltiplas, mas os linfonodos afetados não devem ser maiores que 5 cm em sua maior dimensão.
Estágio N3
O câncer de próstata é descrito como N3 quando as metástases em um linfonodo forem maiores que 5 cm em sua maior dimensão.
ESTADIAMENTO M
Estágio M0-M1
Escolhas comuns de tratamento: As escolhas disponíveis para o Estágio M são iguais àquelas para o Estágio N.
Estágio M0
Ausência de metástases distantes.
Estágio M1 (Estágio D2)
Metástases distantes (o tumor se estende além da região pélvica para outras partes do corpo), que podem incluir a coluna vertebral. Dor óssea, perda de peso e cansaço são sintomas comuns.