Fatores de Risco

Tabagismo: Fumar cigarros causa câncer de pulmão. Aproximadamente 4700 substâncias são encontradas no fumo das quais, cerca de 50 são carcinogênicas, ou seja, provocam o câncer.

A probabilidade de um tabagista desenvolver câncer de pulmão está relacionada a:

· Idade da pessoa;

· Idade com a qual começou a fumar;

· Ao tempo que fuma;

· Ao número de cigarros por dia que fuma e;

· A força com que inala.

Parar de fumar reduz consideravelmente o risco de desenvolver câncer de pulmão.

 

Cigarros light, cigarro de corda e cachimbo: As pessoas que fumam cigarros light, de corda e cachimbos têm um risco maior de desenvolver o câncer de pulmão que as pessoas que não fumam. Assim como nos cigarros comuns, a probabilidade de um tabagista desenvolver câncer de pulmão está também relacionada à idade da pessoa, à idade com a qual começou a fumar, o tempo que fumou, o número de cigarros por dia que fuma e a força com que inala. As pessoas que fumam, mas que não inalam possuem um risco maior de desenvolver o câncer de pulmão, de boca e outros tipos comparando-se com as pessoas que não fumam.

 

Tabagismo Passivo: A possibilidade de câncer de pulmão aumenta com a exposição à fumaça do cigarro no ambiente ou à fumaça no ar quando outra pessoa está fumando.

 

Asbesto: Conhecido também como amianto está constituído por feixes de fibras. Estes feixes são formados por fibras extremamente finas e longas facilmente separáveis umas das outras, com tendência a produzir um pó de partículas muito pequenas que flutuam no ar e que quando inaladas, podem chegar até os pulmões afetando as células e aumentando o risco de câncer de pulmão. A doença pode ocorrer em trabalhadores que ficaram expostos a grandes quantidades de asbesto sendo a proporção em torno de 3 a 4 vezes maior comparado com quem nunca esteve exposto. A exposição foi encontrada em trabalhadores da construção naval, mineradoras, manufatura de asbesto, trabalho de isolantes térmicos e conserto de freios. O risco de câncer de pulmão aumenta ainda mais entre os que tiveram contato e fumam. Todos os trabalhadores em contato com asbesto devem usar equipamento de segurança industrial e seguir as boas práticas de trabalho da empresa e os procedimentos de segurança recomendados

 

Doenças pulmonares: Algumas doenças do pulmão, como a tuberculose, aumentam a possibilidade de uma pessoa desenvolver câncer de pulmão devido à doença se desenvolver em áreas do pulmão com cicatrizes como a da tuberculose.

 

Fator Genético: Estudos relacionam uma variação em um gene localizado no cromossomo 15 (dos 23 pares de cromossomos que temos) a um risco mais alto de desenvolver a doença. Pessoas com essa falha genética têm uma chance 30% maior de desenvolver câncer de pulmão.

____________________________________________________________________________________________________

 SAIBA MAIS: