O que é Câncer Cerebral?

 

Para poder entender o que é câncer devemos primeiro entender o funcionamento das células normais. As células do corpo se reproduzem por divisão celular, um conjunto de mensagens químicas complexas controla a velocidade da divisão celular, assim as células são programadas para formar diferentes tecidos, que por sua vez, formam os diferentes órgãos do corpo humano.

O tumor se desenvolve quando existem alterações do processo de divisão celular. As células tumorais continuam a se dividir, mesmo quando deveriam parar, o crescimento torna-se desordenado e as células passam a invadir outros tecidos.

As mudanças nas células tumorais frequentemente se iniciam quando ocorre algum erro na cópia do DNA durante a divisão celular. Estes erros recebem o nome de mutações, entretanto nem todas as mutações transformam células normais em tumorais.

A palavra tumor significa qualquer crescimento anormal de células de uma parte do corpo. Processos inflamatórios, infecciosos ou mesmo os crescimentos celulares benignos também podem ser assim chamados.

Tumor benigno - É aquele cujas células deste tumor crescem lentamente e são diferenciadas (semelhantes às do tecido normal). Geralmente podem ser removidos totalmente por meio de cirurgia e na maioria dos casos não voltam a crescer. Por ser benigno não é câncer.

Tumor maligno - É aquele cujas células crescem rapidamente, têm aspecto indiferenciado e a capacidade de invadir estruturas próximas e espalhar-se para outras regiões do organismo. É considerado câncer.

Apenas a avaliação médica poderá fazer o diagnóstico correto, pois os sintomas podem estar relacionados a várias outras condições clínicas.  Consulte seu médico sempre que algum sinal ou sintoma diferente estiver ocorrendo com você!

Tumor cerebral é o crescimento anormal de células dentro do crânio que leva à compressão e lesão de células normais do cérebro.

Geralmente esses tumores podem ser divididos em duas categorias: 

•   Tumor cerebral primário: quando o tumor tem origem dentro do próprio crânio.
•   Tumor metastático, metástase ou tumor cerebral secundário: quando o tumor tem origem em outro órgão e se espalha pelo corpo. Por exemplo, quando a pessoa tem um tumor no pulmão algumas células dessa lesão podem cair na corrente sanguínea e se instalar em qualquer parte do organismo, inclusive o cérebro.

Onde se inicia a maioria dos tumores cerebrais?

Existem vários tipos de tumor cerebral primário. Cada tipo se diferencia do outro pela célula que lhe deu origem. Contudo, podemos dizer que existem três tipos básicos de tumor cerebral, a saber:

•   Os tumores originados das células cerebrais propriamente ditas, como os gliomas, astrocitomas, oligodendrogliomas e ependimomas ocasionam lesão das próprias células cerebrais, destruindo-as.
•   Os tumores originados das membranas que envolvem o cérebro, chamadas de meninges, como os meningiomas ocasionam danos pela compressão que causam no cérebro.
•   Os tumores que se originados dos nervos que existem dentro do crânio, como os neurinomas ao igual que o tumors originado das membranas que envoilvem o cérebro ocasionam danos pela compressão que causam no órgão.

As características principais que diferenciam estes três tipos de tumores são as seguintes:

Metástase Cerebral

Em adultos, a maioria dos cânceres encontrados no cérebro não são tumores de células cerebrais, mas sim metástases de outros órgãos. Em crianças é raro o desenvolvimento de metástase cerebral.

_____________________________________________________________________________________________________________

SAIBA MAIS: