Câncer de mama

Os seios femininos estão constituídos, em sua maior parte, por tecido gorduroso e tecido conectivo. As mamas possuem seções chamadas lobos, onde é produzido o leite materno. Os lobos são formados por uma rede de tubos finos ou dutos que são os encarregados de conduzir o leite até uma área mais escura da pele no meio da mama, a aréola. Ao juntar-se formam dutos maiores que terminam no mamilo, lugar onde o leite se torna disponível para o bebê.

Os seios da mulher raramente têm o mesmo formato, sendo o seu tamanho definido devido à quantidade de gordura presente na mama. O tecido muscular encontra-se debaixo do tecido mamário, separando as mamas das costelas. Junto com o ligamento de Cooper os músculos são os encarregados de suportar todo o peso da mama.

O oxigênio e os nutrientes são levados até as mamas pelo sangue que circula pelo corpo, por meio de uma rede de vasos sanguíneos e capilares. O tecido mamário se estende além da axila. As axilas contêm uma coleção de linfonodos (gânglios linfáticos), que fazem parte do sistema linfático, sistema responsável pelo combate às infecções do organismo.

____________________________________________________________________________________________________

 

SAIBA MAIS: