Tratamento do Câncer do Estômago

 

Os três tratamentos mais comuns para a maioria dos pacientes com câncer de estômago são: cirurgiaquimioterapia e radioterapia. A cirurgia, atualmente, é capaz de curar o paciente, eliminando o câncer, desde que o mesmo seja diagnosticado precocemente, dizemos nesse caso que a cirurgia tem finalidade curativa. A quimioterapia envolve o uso de drogas “anticâncer”, administradas por via oral ou injetadas em uma veia. A radioterapia envolve a radiação de alta-energia que é usada para atacar as células do câncer. A quimioterapia e a radioterapia são tratamentos para câncer gástrico utilizados para aliviar os sintomas, reduzir a velocidade de progressão da doença e, às vezes, para prolongar a sobrevida.

A quimioterapia e a radioterapia podem ser recomendadas sozinhas ou em combinação, e qualquer uma das duas pode destruir células cancerosas efetivamente. Porém, os dois tratamentos destroem também tecido saudável e podem causar vários efeitos colaterais. Por isto, a quimioterapia e a radioterapia são acompanhadas de tratamentos para combater os efeitos colaterais causados por elas. O tratamento do câncer de estômago também pode exigir ações para assegurar que o paciente continue recebendo sua nutrição, seja por sonda ou pela veia.

A cirurgia do câncer de estômago é chamada de gastrectomia. Ela pode remover  parte do estômago e nesse caso é chama de gastrectomia parcial ou remover todo o estômago ( gastrectomia total). Os gânglios linfáticos ao redor do estômago também podem ter que ser removidos e, nesse caso, a cirurgia é chamada de linfadenectomia. Mesmo em pacientes com câncer de estômago em fase mais avançada, isto é, quando há comprometimento de camadas mais profundas da parede gástrica, de órgãos vizinhos ou metástases à distância, existe benefício em retirar parte do estômago ou o órgão inteiro que contém o tumor, o que permite melhor qualidade de vida ao paciente, evitando complicações como sangramentos ou obstrução à passagem de alimentos.

O melhor tratamento para cada caso de câncer de estômago deverá ser discutido entre o paciente e o médico. O histórico do câncer, os exames físicos, os exames laboratoriais indicam as condições físicas do paciente com câncer gástrico e, a partir desse conhecimento, o médico tem condições de propor o tratamento mais adequado para este tipo especifico de tumor.

____________________________________________________________________________________________

SAIBA MAIS: