Reconstrução Imediata ou tardia? Vantagens e desvantagens

Momento da reconstrução tendência atual tem sido antecipar ao máximo a reconstrução.

Reconstrução Imediata é aquela realizada ao mesmo tempo da cirurgia oncológica proposta para tratamento do câncer de mama.

Vantagens:

  • Ameniza o sentimento de mutilação
  • Melhor adaptação psicológica, com diminuição da depressão
  • Permite utilizar tecidos sem fibrose cicatricial

Desvantagens:

  • Exige uma boa relação entre duas equipes cirúrgicas, com necessidade de bom entendimento na coordenação do trabalho dos dois cirurgiões.

Indicações:

  • Para muitos autores, todas as pacientes são candidatas à reconstrução mamária imediata. Porém, isto não é claro nas doenças localmente avançadas, onde a possibilidade de recidiva local e a necessidade de irradiação poderiam prejudicar os resultados. Também há controvérsias na doença metastática, por isso cada caso deve ser individualizado, uma vez que há mulheres que vivem anos com suas metástases e a reconstrução beneficiaria sua qualidade de vida.

Contra - indicações (Quando a reconstrução não é recomendada):

  • Instabilidade psicológica, devido a diferenças entre o que a paciente espera e o que realmente a reconstrução pode lhe oferecer.
  • Doença localmente avançada. É melhor adiar a reconstrução até que se consiga o controle local da doença.

 

Reconstrução Tardia é à reconstrução mamária realizada entre 6 meses e dois anos após a mastectomia, para que os tecidos tenham recuperado sua elasticidade e seu trofismo, nos casos em que a reconstrução imediata não foi realizada.

É importante lembrar que TABAGISMO, OBESIDADE, além de algumas patologias clínicas como Diabetes Mellitus, Esclerodermias, Vasculopatias, entre outras, podem contra-indicar a reconstrução, tanto imediata, quanto tardia, devido ao risco de resultados insatisfatórios.

____________________________________________________________________________________________________

 

SAIBA MAIS: