Acessórios

 

Mesmo que os acessórios não sejam essenciais para a troca do equipamento, facilitam a utilização da bolsa e melhoram a qualidade de vida dos pacientes ostomizados:

Protetor cutâneo ou barreiras protetoras da pele - Na forma de pó, pasta ou placa, as barreiras protetoras podem ser utilizadas para preencher irregularidades da pele ao redor do estoma, tornando mais fácil a adaptação da placa e prevenindo a infiltração. A barreira em pó absorve a umidade da pele, facilitando a adesão da placa.

Cinto elástico - Possui encaixes que se adaptam nas hastes existentes na bolsa coletora. São utilizados para manter a bolsa fixa, proporcionando maior segurança ao paciente. Devem ser utilizados com placas convexas.

Filtro de carvão - Esses filtros servem para retirada dos gases retidos nas bolsas coletoras, o que reduz o seu volume e a possibilidade de ocorrências desagradáveis. O seu uso deve ser mais bem avaliado pelos ileostomizados, por aqueles que apresentam as fezes líquidas e, também, pelos demais ostomizados que lavam internamente suas bolsas coletoras.

Lenço removedor de adesivo - Facilita a remoção da placa adesiva, deixando a pele ao redor do estoma limpa.

Lenço barreira protetora - Ao ser aplicado na pele, forma um filme transparente formando produzindo uma barreira.

Polímeros de acrílico - São cápsulas que são colocadas dentro da bolsa e atuam transformando o líquido (urina ou fezes líquidas) em gel semi-sólido, facilitando o esvaziamento e reduzindo o risco de infiltração e consequentemente descolamento da placa.

Sistema de irrigação para colostomia - Utilizado somente em pacientes com estoma terminal do lado esquerdo. O sistema de irrigação realiza uma limpeza do intestino grosso, permitindo ao paciente sua utilização por até 72 horas sem bolsa coletora. O sistema é formado por uma bolsa para colocar o líquido usado na irrigação, um cone de silicone para ser adaptado ao estoma e uma “manga” coletora para permitir a drenagem do líquido. A irrigação pode ser feita por pacientes com colostomia terminal. Só deve ser utilizada sob orientação médica e treinamento realizado pela enfermeira estomaterapeuta.

Sistema oclusor de colostomia - Composto por uma haste de espuma e uma película. Em contato com a umidade do intestino a espuma se expande ocluindo o estoma. É utilizado após a irrigação da colostomia, com trocas realizadas a cada 12 horas. Pode ser utilizado por períodos de até 2 horas em pacientes ileostomizados que desejam ter maior independência.